quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Entenda como a menstruação pode afetar sua pele

Dermatologista fala de influência do ciclo menstrual na pele da mulher

Cuidar da pele nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida. Imagine como deve ser trabalhoso cuidar da cútis naqueles dias que antecedem e no momento da menstruação.
Para falar sobre o assunto e dar dicas de como cuidar e amenizar os sintomas apresentados pela menstruação, leia algumas indicações da dermatologista, formada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dra. Márcia Purceli.

1- Quais as alterações que podem ocorrer na pele da mulher durante esse período?
 A pele fica mais suscetível a ação dos hormônios do tipo progestágenos, que surgem na segunda metade do ciclo menstrual.

Existe um estímulo à oleosidade, aparecimento de acnes (espinhas) principalmente na área do queixo.

2- Quais os cuidados que a mulher deve ter em relação à pele nos dias que antecedem a menstruação?
Evitar uso excessivo de maquiagens mais oleosas, para não ocorrer obstrução dos poros. Limpar sempre a pele antes de dormir com demaquilantes e sabonetes de limpeza profunda.


Evitar mexer nas acnes (espremer cravinhos e drenar as espinhas por conta própria) para evitar as futuras manchas de difícil tratamento e escarificações, que podem evoluir para infecções mais profundas.

3-A idade da mulher interfere nos sintomas apresentados?

Sim, na adolescência as meninas ainda passam por um desequilíbrio hormonal, portanto o ciclo ainda não está bem estabelecido. Podem apresentar cravos e muitas espinhas.
Existe também a acne da mulher adulta – a partir dos 30 anos é muito comum o surgimento de acne em região mentoniana (queixo) pela ação hormonal. Se esse sinal for persistente deve consultar um dermatologista para investigação de Síndrome de Ovários Policísticos. (SOP)

4- A alimentação nesse período pode interferir? E qual o procedimento a ser tomada pelas mulheres? Elas devem evitar algum alimento?
Nesse período, devemos tomar cuidado com a alimentação. Evitar ingestão de carboidratos em excesso e comidas gordurosas que pioram o surgimento da acne e intensificam a oleosidade da pele do rosto.
Diminua a ingestão de sal (lembre-se produtos industrializados, principalmente, contém muito sódio) para não acentuar a celulite. Tome muito liquido para facilitar a drenagem e diminuir o edema.

5- Após a menstruação a pele volta ao normal?
Sim , após a menstruação a pele se renova , começamos a primeira fase do ciclo menstrual – fase do estrógeno. Caso os sintomas persistam deve se consultar um dermatologista.

6- Como amenizar esses sintomas? Existe alguma “receita caseira” para minimizar o problema?
Receitas caseiras são muito perigosas, pois cada pele tem uma particularidade.
Limpe bem a pele antes de dormir e use filtro solar diariamente para evitar as manchas no futuro. O filtro deve ser mais fluido, em gel ou gel creme para peles mais oleosas.

Dra Márcia Purceli
Dermatologista graduada pela UNIFESP
TÌtulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia


3 comentários:

  1. seguindo aqui seu Blog Aninha segue o meu de volta?
    http://diaryofaplasticdoll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. seguindo aqui também , segue o meu lá amor , uma mão lava a outra rs* Beijoo
    http://pattypink-aliciaoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog,serio mesmo.
    Ja to seguindo.
    Da uma forcinha e segue o meu tbm!!!!!?

    http://thetimeofgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir